Hackers publicam impressões digitais de ministro
O CCC (Chaos Computer Club), um grupo de hackers alemães, resolveu publicar as impressões digitais de Wolfgang Schauble, Ministro do Interior da Alemanha, como forma de protesto contra as iniciativas do governo alemão de armazenar informações biométricas em passaportes eletrônicos.
Um simpatizante do grupo capturou as impressões digitais a partir de um copo usado pelo ministro em um painel de discussões. A notícia, bem como uma explicação do método utilizado para a coleta, foram divulgadas na última edição da revista Die Datenschleuder, a principal publicação do CCC. Quatro mil edições da revista foram impressas contendo um filme plástico para ser colocado sobre os dedos dos leitores, para que estes possam se passar pelo ministro.
O CCC é uma organização hacker fundada em Berlin no ano de 1981, o que a torna um dos mais antigos (e influentes) grupos da atualidade. Segundo o Wikipedia, a organização conta hoje com 1800 membros. O CCC é muitas vezes classificado com um grupo gray hat, tendo um comportamento que o coloca no limite entre o legal e o ilegal e que já lhes causou uma série de problemas. Eles são responsáveis pelo Chaos Communication Congress, um evento que seria o equivalente europeu da DEF CON, o maior evento hacker existente.
A porta voz do primeiro ministro informou que nenhum tipo de ação legal será tomada contra o grupo, provavelmente por medo de dar visibilidade aos seus questionamentos que são totalmente pertinentes, embora o método possa ser condenável. A coleta indiscriminada de informações biométricas é uma prática que certamente gerará muitos problemas no futuro e os seus defensores e financiadores não estão dando a devida atenção ao problema.
Via Gizmodo.