Como uma Campanha de Conscientização ajuda sua empresa a se manter em conformidade com a LGPD

Gustavo Rugiano


Mais do que nunca, os hábitos dos colaboradores de sua organização podem trazer grandes prejuízos.

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as empresas que armazenam dados de terceiros precisarão ter um novo olhar para a área de Segurança da Informação. As organizações que se recusam a ter uma perspectiva mais cuidadosa com as informações armazenadas terão alta probabilidade de sofrer prejuízos financeiros e de imagem.

Antivírus, Firewall, VPN e a equipe de Tecnologia da Informação são úteis, porém tudo isso está longe do necessário para que uma empresa fique imune aos riscos e às punições previstas na LGPD. É indispensável que qualquer organização atue no comportamento humano, ou seja, na transformação dos hábitos dos colaboradores.

Campanhas de Conscientização em Segurança da Informação agem exatamente neste âmbito. Com elas, funcionários adquirem conhecimentos que blindam seus dados pessoais, bem como as informações sigilosas e sensíveis da empresa.

Campanha de Conscientização como transformadora de hábitos

Sem perceber, os funcionários, durante a campanha, começam a se reeducar e os processos da empresa se tornam mais práticos e seguros, uma vez que ela lidará com menos burocracia e prejuízos relacionados a envios de documentos sigilosos para destinatário incorreto e acessos a links maliciosos que chegam por email, por exemplo.

Os hábitos incorretos mantidos intrinsecamente na cultura das empresas brasileiras são inúmeros e vão desde os mais comuns, como deixar documentos confidenciais na impressora por horas, até os mais complexos, que é o caso de roubo de informações através de um perfil fake de rede social simulando ser um colaborador detentor de cargo alto na organização (CEO Fraud).

Empresas que adotam a Campanha de Conscientização da Flipside inibem drasticamente esses e outros riscos colaborando para que se mantenha a saúde do negócio, bem como a tranquilidade de estar de acordo com as normas da LGPD.

A relação entre a LGPD e a Campanha de Conscientização

A LGPD chega para ressaltar que dados de usuários e clientes não podem mais sofrer vazamentos e ficar por isso mesmo. Entretanto, os cuidados que as corporações precisam tomar não devem ser justificados pela ocorrência de uma possível multa alta ou advertência, mas sim porque simplesmente todo dado confidencial de terceiros precisa ser mantido em sigilo.

Com isso, a LGPD busca não somente obrigar que empresas respeitem os dados armazenados como transforma esta cultura de que vazamento de dados é comum e continuará acontecendo de maneira desenfreada.

Estar mais preparado para a LGPD e ainda defender sua organização contra ataques, golpes e invasões já é possível com uma Campanha de Conscientização bem estruturada. De fato, comportamentos inadequados podem deixar não somente informações sensíveis expostas como prejudicar a imagem da sua empresa para sempre, uma vez que apurada e confirmada a infração, ela pode se tornar pública.

Não deixe que seu negócio seja um dos afetados negativamente por advertências e multas, aproveite a LGPD para reafirmar que sua empresa é responsável e merece ser referência no mercado.