Phishing é só o começo do pesadelo
O golpe não acaba quando a pessoa passa seus dados, aliás ele é só a porta de entrada de criminosos para darem continuidade em suas ações
Na mesma medida em que é um golpe antigo, o Phishing conquista em vítimas. Por mais que se fale em cuidados com emails e mensagens falsas, as pessoas nunca estão conscientizadas o bastante, sem contar que os próprios criminosos vêm desenvolvendo suas ações e criando fraudes cada vez mais bem elaboradas e difíceis de serem identificadas - aliás, quem não se lembra do golpe envolvendo o Gmail, que aconteceu no ano passado e era praticamente perfeito?
Entretanto, cada vez que uma fraude do tipo é identificada, geralmente, o foco fica em alertar as pessoas sobre os riscos de informarem seus dados aos atacantes e problemas com possíveis invasões. Mas quase não se fala sobre outros riscos: como o fato de que esses dados podem ser vendidos no mercado negro e ser utilizados para outras ações criminosas (nós, inclusive, já fizemos um infográfico sobre o assunto, veja aqui)
Phishing é a ponta do iceberg
Recentemente, a Shape Security divulgou um estudo que aponta os e-commerces como os principais alvos de hackers no uso de credenciais roubadas - mais de 90% das tentativas de login no varejo eletrônico no mundo são feitas por cibercriminosos.
Em segundo lugar, estão sites de Companhias Aéreas (60%), seguidos de bancos (58%) e hotéis (44%).
Além disso, de acordo com a pesquisa, esse tipo de fraude custa ao comércio online um prejuízo de US$ 6 bilhões ao ano, entre o reembolso às vítimas de compras indevidas até o investimento em processos de soluções de proteção.
Corte o mal pela raiz
O que podemos levar em consideração com esses fatos? De que é cada vez mais evidente que essas práticas criminosas afetam muito além das vítimas. Elas não só prejudicam as empresas que as pessoas trabalham (caso os ataques aconteçam dentro das organizações) e suas famílias, como trazem males a outras organizações, com a continuação das fraudes.
A solução para esse ciclo vicioso é evitar que a primeira ação maliciosa tenha sucesso. Como? Realizando acompanhamentos constantes com todos os colaboradores e departamentos de sua empresa, através de análises e conscientização. E nada melhor do que fazer essa supervisão em um ambiente inteligente, em tempo real e que permite aumentar a complexidade das ações de acordo com o nível de conhecimento das pessoas.
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