Como as mudanças do Gmail podem ajudar as empresas?
Finalmente, atendendo aos pedidos dos usuários, a Google trouxe novidades que incluem features de segurança
No dia 25 de abril, a Google anunciou um redesenho completo no Gmail, um dos mais populares provedores de email do mundo. O novo visual do serviço já havia vazado em alguns veículos de mídia poucos dias antes, o que deixou muita gente ansiosa para colocar as mãos na nova edição da plataforma. Felizmente, a Gigante das Buscas atendeu às expectativas dos usuários e apresentou uma série de novos recursos bem bacanas, que começaram a ser disponibilizados aos poucos no mesmo dia do anúncio oficial.
Embora o novo Gmail tenha sido disponibilizado para qualquer internauta interessado em testá-lo, a própria Google deixou bem claro que suas funcionalidades foram projetadas tendo em mente o público corporativo. Algumas de suas ferramentas, como lembretes automáticos, respostas inteligentes e integração com o igualmente novo Google Tasks (um app de lista de tarefas) são perfeitas para aumentar sua produtividade e manter sua caixa de entrada bem mais organizada.
Porém, o grande chamariz desta edição são, de fato, os recursos de privacidade e segurança cibernética — que infelizmente ainda não foram disponibilizados para todos, mas devem chegar ao longo das próximas semanas. Percebendo que a comunidade global está cada vez mais consciente a respeito dos riscos que a web oferece, o serviço vai permitir o envio de mensagens confidenciais (Confidential Mode), que não poderão ser encaminhadas, copiadas ou impressas.
Prevenindo o vazamento de informações
O Confidential Mode vai funcionar de um jeito bem simples: ao enviar uma mensagem com informações sensíveis ou sigilosas, o remetente poderá configurar uma data de expiração e ainda determinar se o destinatário vai precisar de uma senha para abri-la. Quem receber o conteúdo não poderá compartilhá-lo de quaisquer maneiras e não conseguirá visualizá-lo quando ele expirar. Além disso, o remetente tem o poder de, a qualquer momento, revogar o acesso ao tal email, mesmo se ele ainda estiver no “prazo de validade”.
Essas funções garantem que apenas a pessoa certa lerá o que você escreveu e no momento certo, o que pode reduzir bastante a chance de ocorrer um vazamento de informações corporativas. Além disso, a revogação instantânea de permissão de leitura pode ser útil, por exemplo, caso você descubra que o email do destinatário foi invadido por pessoas não-autorizadas. Com isso, o usuário ganha maior controle a respeito dos documentos e arquivos compartilhados com terceiros.
Embora o Confidential Mode possa parecer complexo, sua estrutura, por trás, não esconde nenhum segredo: tudo o que a Google faz é armazenar o email inteiro em um arquivo no Drive, sua plataforma de armazenamento na nuvem, exibindo-o ou escondendo-o de acordo com a necessidade.
Ferramentas para sua proteção
Além dos emails confidenciais, a nova versão do Gmail exibe alertas ainda maiores e mais chamativos caso o internauta abra uma mensagem potencialmente perigosa (incluindo tentativas de phishing e golpes via spoofing), ajudando os colaboradores de sua empresa a se manterem alertas a respeito de eventuais ameaças que aterrissam via email. Esse recurso também segue desativado, mas em breve deve ser liberado para todos.
Ferramentas como essas são bastante úteis para garantir o sigilo de informações corporativas, mas elas precisam estar alinhadas com rígidas políticas internas de segurança, garantindo que todo mundo esteja devidamente conscientizado a respeito do uso correto das próprias. E é justamente para isso que a Flipside existe: ajudar sua corporação a educar seus colaboradores no que tange às melhores práticas de segurança cibernética.
Fonte: Google Blog