Segurança da informação: um diferencial competitivo
Para garantir que os dados de seus clientes estejam sempre seguros, é essencial investir na conscientização de seus colaboradores
Uma recente pesquisa da PwC mostrou que, embora o ato de comprar produtos em lojas virtuais através de smartphones já seja algo comum, 60% dos internautas evitam tal prática pela preocupação com a segurança de seus dados pessoais. Não é para menos: o número de ataques e golpes online que visam enganar possíveis “clientes digitais” só cresce. Além disso, com as últimas notícias mostrando que até grandes varejistas podem sofrer com vazamento de dados, é natural que os consumidores desenvolvam tal receio.
Fazendo do limão uma limonada
Embora esse medo generalizado possa ser encarado como um obstáculo para qualquer empreendimento digital (especialmente para aqueles do ramo financeiro), existe a possibilidade de enxergá-lo como uma oportunidade para ganhar um diferencial competitivo. Afinal de contas, ter uma infraestrutura protegida e políticas rígidas de segurança da informação podem contar como um bônus na hora de se comunicar com seu público — eles passam a confiar mais nas marcas que, de fato, protegerão suas informações online.
Afinal, não é preciso esperar pelo surgimento de uma legislação brasileira à la GDPR para erguer seu negócio já tendo como foco a privacidade e a segurança dos seus clientes. E, nesse sentido, um simples planejamento detalhado e a adoção de práticas básicas pode fazer toda a diferença.
Um exemplo disso é o uso do protocolo HTTPS, que adiciona uma camada de proteção na comunicação entre seu servidor e o dispositivo do cliente. Trata-se de algo básico que toda empresa que deseja oferecer um ambiente seguro precisa ter. Recentemente, a Google anunciou que, em suas próximas versões, seu navegador Chrome passará a sinalizar como “Não seguro” qualquer página da web que não use tal tecnologia; logo, é bom se antecipar.
Defesa interna também é importante
Mas não pense que adotar softwares complexos e implementar uma política severa de cibersegurança será o suficiente para evitar erros que botem em xeque os dados de seus clientes. Também é necessário garantir que todo o seu quadro de colaboradores esteja devidamente conscientizado a respeito dos riscos que existem no ambiente digital — caso contrário, toda aquela estratégia pode ir por água abaixo.
Um funcionário que não foi devidamente educado sobre segurança da informação pode ser vítima de phishing ou instalar, sem querer, algum malware no computador corporativo. E tudo isso pode acontecer em um piscar de olhos — ou em uma clicada no mouse. Links suspeitos, anexos infectados e keyloggers (programas que capturam tudo o que você digita no PC) são alguns exemplos de vetores para invasões. No fim das contas, os seres humanos são uma das maiores portas de entrada para cibercriminosos.
Por isso, caso você realmente queira adotar a segurança da informação como um diferencial competitivo e garantir que os dados de seus clientes estejam sempre seguros, é essencial investir em conscientização. E, nesse caso, você pode contar com a ajuda da Flipside para criar campanhas inteligentes.