Privacidade: controle quem vê o que você posta nas redes sociais!
Em tempos de internet conturbada, é essencial saber configurar a visibilidade das suas publicações em plataformas de comunicação livre
As redes sociais são facas de dois gumes. Se por um lado elas dão voz para qualquer cidadão e lhe permite dizer ao mundo o que se pensa sobre determinado assunto, por outro, ela também abriu as portas para discursos de ódio, atos de intolerância virtual e bullying digital. Estamos vivendo tempos conturbados e uma simples postagem no Facebook pode resultar em conflitos violentos, por exemplo.
Felizmente, a maioria das plataformas sociais contam com recursos de privacidade voltados a quem deseja ter um pouco mais de paz enquanto navega na web. O serviço de Mark Zuckerberg, por exemplo, permite até mesmo que o internauta volte atrás e altere a visibilidade de uma publicação antiga, escolhendo se ela poderá ser vista por amigos, amigos de amigos ou um número limitado de pessoas que você escolher.
É fácil efetuar tal configuração. Vá até a postagem em questão e clique no pequeno ícone localizado ao lado da data e horário na qual a publicação foi feita. Você terá seis opções à sua disposição:
Público: qualquer pessoa poderá ver aquele conteúdo, mesmo que ela não esteja logada no Facebook;
Amigos: somente quem estiver em sua lista de amizades poderá enxergar a postagem;
Amigos, exceto…: aqui você pode selecionar exceções de sua lista de amizade que não serão capazes de enxergar a publicação;
Amigos específicos: esta opção lhe permite exibir o conteúdo apenas para contatos que você escolher;
Somente eu: ninguém poderá ver aquela postagem;
Personalizado: opção própria para quem deseja aplicar um filtro mais refinado;
Outros: para limitar a visibilidade por localização, amigos da faculdade, colegas do trabalho e assim por diante.
Os mais radicais, se assim preferirem, podem visitar a página de Configurações do Facebook (clicando no ícone de seta, localizado no canto superior direito da página), e ir na aba “Privacidade”. Nesta tela, além de limitar todas as publicações antigas de forma automática e configurar a privacidade-padrão das próximas, é possível escolher quem pode publicar na sua linha do tempo, lhe enviar mensagens, ver seus amigos e te encontrar pelo seu número de telefone.
E fora do Facebook?
O Twitter infelizmente não permite que você altere a visibilidade de publicações antigas; caso tenha se arrependido de ter postado algo, a única forma de voltar atrás é apagando o conteúdo mesmo. Porém, é possível esconder seus tweets futuros. Para isso, entre na página de configurações da plataforma, vá em “Privacidade e Segurança” e habilite a checkbox “Proteger seus Tweets”.
Nesta mesma página, você pode excluir todos os dados de geolocalização (inclusive de mensagens anteriores) e definir se os internautas poderão encontrá-lo pelo seu email ou celular, tal como marcá-lo em fotos.
Adotando essas medidas simples, você consegue desfrutar das redes sociais com maior tranquilidade e segurança, evitando conflitos e possíveis discursos de ódio.