Quando a busca por artistas na Internet se tornou um risco
Relatório da McAfee listou as celebridades cujos nomes têm grandes chances de infecção
O mais recente relatório produzido pela McAfee, apontou a cantora canadense Avril Lavigne como a celebridade que mais possui sites maliciosos associados a seu nome. Das páginas que aparecem nos buscadores, 14,5% são falsas. O segundo lugar ficou para Bruno Mars (13,4%), mas na lista também aparecem: Beyoncé (12.09%), Justin Bieber (12.33%) e Katy Perry (12.25%).
A pesquisa “Most Dangerous Celebrities” é realizada anualmente pela empresa como forma de fomentar a cultura de hábitos anti-malware. Os malware relacionados aos nomes dos artistas aparecem na forma de links para downloads gratuitos de músicas e filmes, ou sites de fofoca.
Os ataques se aproveitam das paixões de fãs para capitalizar sua imagem e promover golpes massivos através de resultados de pesquisas com seus nomes no Google, Bing e Yahoo.
Confira a lista dos 10 artistas "mais perigosos":
Avril Lavigne - 14,5%
Bruno Mars - 13,4%
Carly Rae Jepsen - 13,2%
Zayn Malik - 13,1%
Celine Dion - 13%
Calvin Harris - 12,5%
Justin Bieber - 12,3%
Diddy - 12,3%
Katy Perry - 12,2%
Beyonce - 12,1%
Vida longa
O que muitos se perguntam é: por quê Avril Lavigne está em primeiro lugar na lista de maior ameaça?
Uma das respostas possíveis é o alto índice de buscas por temas relacionados à teoria da conspiração que virou febre na internet e resiste como um dos grandes memes dessa geração: Avril Lavigne nunca envelhece.
Por aparentar, ano a ano, ter a mesma silhueta, rosto e corpo de quando era mais jovem, criou-se um mito mundial sobre uma suposta imortalidade da cantora. As versões divergem em alguns cantos do mundo, passando por substituições por alienígenas, clones e fontes da juventude, mas o fato é que o nome dela é amplamente pesquisado e os cibercriminosos notaram tal tendência.
Outra possibilidade é o fato de que a cantora irá lançar um álbum ainda neste ano. A notícia causou furor entre fãs e entusiastas, uma vez que seu último trabalho foi em 2013.
Mas o que fica disso?
Você pode até não ser fã de nenhum dos artistas listados na pesquisa, mas a prova disso é que as pessoas ainda não possuem cuidados ao realizarem suas pesquisas na Internet. Acessam páginas suspeitas, na ânsia de descobrir novidades sobre as celebridades ou ainda para realizar a boa e velha pirataria. Mas, principalmente, falta o conhecimento sobre como pode ser arriscado não se atentar à legitimidade dos sites.