Conscientização para empresa ou para usuários?

Mudança de comportamentos é um benefício que alcança tanto organizações quanto pessoas

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O maior objetivo das ações de conscientização é conseguir transformar os hábitos do seu público-alvo. No caso das empresas, seus colaboradores. Mas como é possível fazer com que as pessoas sejam informadas, prestem atenção na mensagem e sejam conscientizadas, tudo isso ao mesmo tempo?

Um dos caminhos é ter frequência na mensagem, com conteúdos que os alertem sobre cuidados gerais, que não envolvam apenas situações dentro do ambiente de trabalho ou dados corporativos.

Até porque é cada vez mais comum funcionários utilizarem seus dispositivos na empresa ou levarem consigo equipamentos do trabalho. A mistura de informações corporativas e pessoais, bem como a troca delas entre si só tende a crescer. Resultado disso, a segurança da organização e dos seus dados deve ir além do seu ambiente físico.

 

Datas comemorativas: oportunidade ideal para informar

Para que haja essa mudança de comportamento, uma estratégia é intercalar os comunicados voltados à empresa, com dicas sobre boas práticas no dia a dia, com a família, quando estiverem de férias e outras situações.

E as datas comemorativas são um bom momento para isso. Principalmente, porque são épocas em que a quantidade de golpes aumentam, as pessoas estão mais suscetíveis às promoções e as chances de serem vítimas de mensagens falsas são maiores.

Toda notícia divulgada sobre o assunto é válida para alertar sobre os riscos e o que fazer para se proteger. Pois, como pôde ser visto no Dia das Mães, em que um golpe no WhatsApp afetou mais de 100 mil brasileiros, em 48 horas, esses ataques atraem muitas pessoas. E até que ponto a companhia está imune caso algum funcionário seja uma dessas vítimas?

Outra oportunidade é a descoberta de ataques que acontecem de uma maneira diferente do habitual. Mostre que os criminosos nem sempre têm um padrão e todo detalhe é válido para estar em segurança. Como aconteceu no Dia dos Pais do ano passado, em que posts patrocinados no Instagram foram utilizados para enganar os usuários (foto). Recentemente, um golpe parecido foi encontrado no Facebook, passando-se pelo Ponto Frio.

 

Segurança na empresa para a vida

E assim como a segurança, não há limites para a conscientização. É possível aproveitar os espaços físicos da empresa e inserir materiais educativos, como banners. Usar o e-mail e compartilhar notícias e alertas de segurança. Ou, ainda, criar um evento especial, em que os colaboradores poderão levar seus familiares, para que todos sejam motivados a terem comportamentos seguros. 

Assim, não só é possível garantir que os usuários terão uma mudança de comportamento dentro da organização, como levarão consigo esse hábito para suas vidas. Aumentando as certezas de que as informações da empresa estarão protegidas em todos os lugares e instantes.


Fonte: InfoMoney, Diário do Nordeste e Tecmundo.