Fotos do YSTS 3.0
Há cerca de uns cinco anos, lá estava eu em algum boteco qualquer com o William Caprino (atual presidente da ISSA Brasil) e, por conta de uma discussão na CISSPBr (CISSPBr@yahoogroups.com), conversávamos como o mercado de Segurança da Informação brasileiro era, digamos assim, quadradão, pra dizer o mínimo.
A maior queixa era justamente pelo preconceito que se criou em torno da palavra hacker e como a simples simpatia ou deboche por ela colocava profissionais literalmente de um lado ou de outro de um muro invisível que os separava.
Apesar de algumas tentativas aqui e ali, com pouco sucesso ou ainda incipientes (nunca esquecendo do pioneirismo do H2HC), faltava um evento, por exemplo, parecido com a Defcon no Brasil. E isso era péssimo, pois criava um vácuo imenso entre o que realmente acontecia em termos de pesquisa e o que os então profissionais faziam dentre de suas empresas.
"Vamos criar tipo uma Defcon Brasil carinha?", intimou ele.
Na época eu andava de trabalho até o pescoço, dando aula pro (ISC)2, envolvido com a ISSA, escrevendo um livro pela Módulo e outras coisas mais. Tive que passar a bola, mas dei todo o apoio que eu pude desde então.
Por isso, é com um certo prazer que eu compartilho com vocês as fotos da última edição do YSTS (You Sh0t The Sheriff), ocorrida neste ano. Sem sombra de dúvidas, foi o melhor evento do tipo já feito no Brasil (tudo isso, porém, pode mudar no mês que vem, após a próxima edição do H2HC ;-). Mais ainda, não só ele se estabeleceu no nosso calendário (depois da mudança de data que eu tanto sugeri, thanks le ;-) como foi extremamente gratificante ver CSOs graúdos sentados no bar, tomando uma cerveja e assistindo palestras sobre engenharia reversa.
A organização soltou um video que resume bastante o que foi o evento:
ysts 3.0 from leduardo on Vimeo.
Quer ter uma idéia do que rolou? Assista logo a todas as palestras aqui. Vejo você por lá ano que vem.