Adolescente de 16 anos obtém o Certified Ethical Hacker
Shane Kelly, um adolescente inglês de 16 anos, é o mais jovem profissional que se têm notícia a obter a certificação Certified Ethical Hacker (CEH).
Segundo a notícia dada pelo The Register, o adolescente gastou 10 meses na preparação, além de ter feito um treinamento em formato bootcamp (geralmente com uma semana de duração, onde os alunos estudam 12 horas por dia e fazem a prova de certificação no sábado).
Vou passar longe da polêmica sobre a questão do treinamento bootcamp e da própria certificação, pois esses assuntos já foram extensivamente discutidos em listas de discussão de destaque como a cisspBR. Vou me focar na questão idade X certificação.
Sempre que um profissional muito jovem obtém uma certificação reconhecida pelo mercado, surge uma discussão em torno da dificuldade em se obter o título. Quando eu passei na prova do CISSP, eu tinha 21 anos e fui o mais jovem profissional a obter o título até então. Alguns meses depois, Namit Merchant, um indiano de 16 anos, passou no mesmo exame, gerando grande polêmica em torno do assunto. O (ISC)², por essas e outras, aumentou os requisitos de experiência profissional da certificação.
Tanto na Índia como no Brasil, não é raro que as pessoas comecem a trabalhar muito cedo, dependendo de sua origem social e econômica. Foi o que aconteceu comigo. Sempre lembro da cara de espanto que os meus colegas fizeram na primeira vez que eu cheguei para fazer o treinamento preparatório de instrutores no (ISC)². Até o ano passado, eu tinha o improvável título de instrutor mais jovem do mundo, combinado com o fato que eu fazia parte do grupo de instrutores mais experientes, pois trabalho lá há quase 8 anos.
Todas as regras possuem exceções que muitas vezes são válidas. Em resumo, não acho que deva haver nenhum tipo de corte baseado em idade, desde que, obviamente, todos os requisitos para a obtenção do título sejam observados, incluindo experiência profissional. O mesmo tipo de fenômeno acontece no ensino formal, onde existem centenas de casos de adolescentes que obtém diplomas muito antes daqueles que seguem a rota padrão.