Quer um emprego em Segurança da Informação? Venha para São Paulo!
Já tive a oportunidade de viajar praticamente o Brasil inteiro à trabalho e, quando visito cidades fora do eixo Rio-Sampa, a reclamação é sempre a mesma: a dificuldade de se arrumar um trabalho 100% focado em Segurança da Informação. Se você ficou indignado com esta declaração, você provavelmente é de Brasília ;-) Juntas, estas três cidade devem, provavelmente, concentrar 85% de todas as vagas disponíveis para este campo de atuação.
Brasília, nesse aspecto, talvez seja uma cidade mais promissora até mesmo que o Rio de Janeiro. O crescimento pela qual vem passando a capital federal, aliado ao mercado cada vez maior de empresas que prestam serviço para o governo, além do próprio governo, faz da cidade um destino atrativo.
Agora, por mais que existam argumentações em contrário, por mais que o desenvolvimento do Brasil esteja cada vez mais descentralizado e por mais que os outros estados da federação tenham um papel cada vez mais importante na economia, São Paulo é, indiscutivelmente, a potência econômica mais amada e odiada do Brasil (e da América Latina). A notícia abaixo, sobre um estudo recente, mostra alguns números que impressionam até mesmo os paulistanos:
PIB paulistano supera o de 22 Estados norte-americanos, diz pesquisa
É isso aí mesmo que você leu: o PIB da cidade de São Paulo supera 22 estados americanos. Pra efeito de comparação dentro do Brasil, só a capital paulista tem um PIB maior que o estado do Rio de Janeiro inteiro, mesmo com toda a indústria brasileira de petróleo instalada lá.
Se você está insatisfeito com as oportunidades no estado onde você mora e está considerando uma mudança de cidade (dentro da América Latina), São Paulo deve ser sua primeira opção. Se você quer melhores oportunidades, mas não quer viver na loucura, há muitas opções pelo interior do estado, onde um pólo industrial crescente não para de demandar mão-de-obra especializada. Se a tua praia é o emprego público e você não abre mão da qualidade de vida, Brasília é uma ótima opção, embora o custo de vida lá, que sempre foi alto, esteja alcançando níveis que beiram o absurdo, caso você planeje morar no plano-piloto.
E você? Deixou sua cidade, pretende fazê-lo ou não vai fazer de jeito nenhum? Compartilhe sua história nos comentários.